Depressão

depressaoDepressão é uma doença que se caracteriza por alterar o estado de humor da pessoa. Os sintomas mais comuns são sentimentos de tristeza, culpa, desânimo, medo, alterações do sono e diminuição da libido.

Também verificam-se em alguns casos que ataques de ira ou irritabilidade são prevalentes em relação aos sentimentos de menos valia e angústia. Muitas vezes há um sentimento de fracasso ou incapacidade para realizar tarefas cotidianamente simples.

O indivíduo pode perder ou ganhar peso significativo em pouco espaço de tempo.

O pensamento depressivo pode se ligar a fantasias de morte, como “única saída” ou para “se livrar” do sofrimento psíquico. Em casos graves a Ideação Suicida pode efetivamente se concretizar.

Nem sempre é simples  identificar as causas da depressão, mas podem estar ligadas a estresse, crises na vida pessoal ou profissional  como também fatores genéticos e neuroquímicos.

A depressão não deve ser confundida com uma reação depressiva. Esta segunda condição se caracteriza por uma reação (natural) a um fato que desencadeia sofrimento, por exemplo: a perda de um ente querido, ou luto. Na depressão o sofrimento é mais intenso e envolve aspectos de saúde psíquica, física e mental.

Há vários tipos de depressão, ou Transtornos Depressivos.

O diagnóstico é clínico, ou seja, feito em consultório através de consulta realizada por profissional habilitado e o tratamento envolve uso de remédios (antidepressivos) ou psicoterapia, ou, a combinação dos dois.