Falar em Público

falar-em-publicoUm dos maiores medos da humanidade, ou melhor, o maior,  segundo pesquisas realizadas inicialmente nos Estados Unidos e  posteriormente em vários países do mundo , é sem dúvida “falar em público”. Esse medo supera o medo da morte, que, segundo a mesma pesquisa, ocupou o segundo lugar no ranking de situações ansiogênicas  para a média das pessoas pesquisadas. Tremores, vontade de sair correndo, taquicardia, falsete na voz, são alguns dos muitos sintomas que uma pessoa pode sentir diante do público para o qual precisa se expressar.

De um modo geral quase todos nos sentimos vulneráveis em situações de exposição, até porque o ser humano precisa de ansiedade, como costumo dizer, “até para nascer”, que dirá para viver e enfrentar os muitos desafios do dia-a-dia.

A boa notícia  é que é possível administrarmos o nervosismo e apresentarmos um bom desempenho nas situações pessoais ,e principalmente , profissionais em que a auto-exposição é inevitável. O trabalho em psicoterapia para esta finalidade consiste na utilização de técnicas para controle de ansiedade, bem como organização e até mesmo reestruturação cognitiva e comportamental a fim de que a pessoa se sinta mais segura e capacitada a fazer boas apresentações.