O que é Psicoterapia

Trata-se de valioso recurso, onde as pessoas são ajudadas a lidar com suas dificuldades emocionais, envolvendo mudança de padrões de funcionamento psíquico, alívio de sofrimento, remissão de sintoma e crescimento pessoal.

Há várias modalidades de psicoterapia, dentre as quais destaca-se  a psicanálise (pautada na livre associação, ou seja, a pessoa fala livremente o que lhe vem à cabeça e o psicanalista interpreta o seu discurso, tentando buscar o conteúdo inconsciente da fala). Acredita-se aí que a sede dos conflitos, sintomas e desejos está no inconsciente

Outra modalidade de psicoterapia é a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), que se baseia no tripé Cognição (pensamento), Emoção (ou sentimento) e Comportamento (ação), considerando que estas três estâncias se interligam, uma afetando a outra. Por exemplo: A forma como agimos pode afetar nossos pensamentos e emoções. Em TCC a prática clínica se dá através de sessões  objetivas. O terapeuta, junto com o cliente, programa as sessões e há “tarefas” para serem realizadas fora do consultório, no período de tempo entre uma sessão e outra.

Mais recentemente outra modalidade terapêutica vem se destacando pelo seu alto índice de sucesso, principalmente  no tratamento de trauma psicológico, tendo como técnica fundamental a Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares.
O tratamento com EMDR, geralmente através de sessões mais longas (80 a 90 min) que as terapias convencionais (40 a 50 min) costuma ser um processo terapêutico rápido, pois  as mudanças ocorrem em nível neurofisiológico, ou seja, intracerebralmente. É  uma forma de reprocessamento das informações desadaptativas, provocadoras de sofrimento emocional, formando novas conexões neurais, criando assim associações ressignificadas , ampliadas e mais saudáveis.

Abaixo, aparelho neurocientífico utilizado em paciente portador de TEPT.  Cabe a observação do “avanço tecnológico” podendo apoiar sessões psicoterápicas, que anteriormente se davam apenas por verbalização.

emdr

Importa salientar que as psicoterapias têm um caráter preventivo. Já podemos prevenir a manifestação de sintomas, doenças psíquicas ou até mesmo algumas doenças psicossomáticas.

Também não podemos considerar que a psicoterapia seja uma prática inócua, já que sendo esta mal conduzida pode agravar os sintomas da pessoa. Portanto é recomendado obter informações sobre a qualificação do profissional e sua conduta eticamente estabelecida, antes de iniciar um tratamento.

PSICOTERAPIA (Resolução CFP no. 010/2000 – Especifica e qualifica a  Psicoterapia como prática do Psicólogo)